No sábado, ação Dia do Lixo Zero coletará materiais recicláveis no shopping Praça Nova

Eduarda Costa

No sábado, ação Dia do Lixo Zero coletará materiais recicláveis no shopping Praça Nova
Foto: Renan Mattos (Arquivo Diário)

No próximo sábado (20), a ação nacional do Dia Lixo Zero ocorrerá em Santa Maria, no Shopping Praça Nova. O evento tem objetivo de recolher materiais recicláveis para destinação correta dos resíduos. Será aberto ao público, das 10 às 15 horas, promovido pelo instituto Lixo Zero de Santa Maria.

Na cidade, o movimento foi criado em agosto de 2020, e segue o calendário de eventos do Instituto. O Dia Lixo Zero é organizado em todo o país para mobilizar a população e esclarecer sobre a destinação correta dos materiais que podem ser reciclados e reutilizados. O dia também serve para refletir a forma de consumo desses produtos e como colaborar na gestão dos resíduos gerados em casa.

— A ideia é evitar que esses resíduos sejam levados pro aterro sanitário, e lá fiquem por anos e anos. Queremos mobilizar as pessoas, porque esperamos muitas mudanças dos órgãos responsáveis, mas a mudança começa na gente mesmo — reflete uma das integrantes voluntárias do movimento Lixo Zero Santa Maria, Patrícia Holanda Costa.

Materiais coletados no sábado:

Plástico: garrafas em geral, tampinhas, lacres, sacolas, embalagens de alimentos e cosméticos;Vidro: embalagens de vidro inteiras ou quebradas, frascos, garrafas de bebidas e espelhos;Papel: Jornais, papéis, papelão, revistas, caixas, livros e cadernos;Metal: arames, ferragens, latas em geral e molduras de quadros;Eletroeletrônicos: TVs, DVDs, cabos, eletrodomésticos, computador e acessórios, celulares e telefone fixo;Pilhas e baterias: de lítio e chumbo;Lâmpadas: lâmpadas fluorescentes e de LED;Móveis e Linha Branca;Óleo de cozinha.

Ainda neste ano, haverá a Semana Lixo Zero, realizada no mês de outubro. Para acompanhar o trabalho e a agenda de eventos promovidos na cidade, basta acompanhá-los nas redes sociais, pelo @lixozerosantamaria.

Leia também:

Lei do IPTU verde deve entrar em vigor no próximo mêsComo fazer a separação correta dos resíduos gerados em casaCamobi é o maior gerador de lixo entre os bairros da coleta convencional

Dados de geração de resíduo

Foto: Eduardo Ramos (Diário)

No ano passado, foram gerados 82,4 milhões de toneladas de resíduo sólido urbano no Brasil. Se dividido pela população brasileira, corresponde a 390kg por habitante ao ano. Do montante gerado, a região Sul do país fica em terceiro lugar em participação, contribuindo com 10,8% de todo o lixo gerado no país. Os dados foram apresentados no Panorama de Resíduos Sólidos do Brasil, organizado pela Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), com acumulados de 2021.

Em Santa Maria, são enviadas para o aterro sanitário, todos os dias, 250 toneladas de lixo geradas pelos moradores. O dado corresponde a cerca de 91 mil toneladas de resíduo sólido enterradas por ano.

Quanto à coleta seletiva, de materiais que podem ser reutilizados (como plástico, papel, metal e vidro) a região Sul é a que tem maior percentual de cidades com a iniciativa, com 91,2% dos municípios. Porém, muitos não abrangem toda a população, com coleta pontual em alguns bairros.

Eduarda Costa, [email protected]

Leia as últimas notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Atriz Claudia Jimenez morre aos 63 anos no Rio de Janeiro Anterior

Atriz Claudia Jimenez morre aos 63 anos no Rio de Janeiro

Dia D da Multivacinação: mais de 15 imunizantes serão disponibilizados neste sábado em Santa Maria Próximo

Dia D da Multivacinação: mais de 15 imunizantes serão disponibilizados neste sábado em Santa Maria

Geral